sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos?


Resposta da atividade do curso “Tecnologias na Educação”.

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas, curiosidades?

   Honestamente? Não. Aliás, acredito que, em se tratando da educação no Brasil, noventa e nove por cento - e não sei se existe o um por cento restante- não possui uma prática fundamentada no diálogo com fins pedagógicos.
   As minhas iniciativas dialógicas, quando estive na sala de aula, eram incipientes, tímidas e não atendiam aos anseios de uma geração inquieta e cheia de novidades. Mas, atendia as regras das ideologias vigentes, as quais, pelo poder do tempo - são seculares –, já estão bem assimiladas por todos, menos pela maioria daqueles que se movem num oceano de expectativas de novas aprendizagens.
   O pouco que fazia pelos meus alunos estava fundamentado muito mais na prática da observação de suas inquietudes, do que na escuta daquilo que eles verdadeiramente queriam.
   Acredito que, ainda hoje, apesar de alguns avanços, a centralidade do fazer dos professores fundamenta-se naquilo que eles acham que os alunos necessitam. E mais, o que vejo na educação, neste país, não acena para grandes mudanças, pois as iniciativas dos órgãos governamentais são mais burocráticas e/ou eleitoreiras, do que verdadeiramente transformadoras, criadoras de perspectivas reais e contextualizadas.


Antônio José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário