Os
provérbios em sala de aula
(adaptado)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o que são provérbios;
- Compreender os variados sentidos que um mesmo provérbio pode ter;
- Contextualizar a utilização do provérbio no cotidiano;
- Ampliar o vocabulário;
- Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos – 4 atividades de 50 minutos
cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula, será trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam fábulas.Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
O trabalho com provérbios exige momentos de
reflexão e diálogo com o grupo, pois muitos ditos populares fazem parte do
cotidiano dos alunos, mas não são carregados de sentido para os educandos, pois
eles têm dificuldades de compreender o que significam de acordo com cada
contexto.
Desta forma, o trabalho será iniciado a partir de
uma conversa com a turma, organizada em círculo, momento em que haverá um
diálogo sobre o que sabem sobre provérbios.
Introdução
Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.
A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.
Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.
A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
Em seguida os alunos serão organizados em duplas,
momento em que será distribuído um provérbio para cada dupla. O desafio de cada
dupla é ler o provérbio e conversar com o colega para buscar um possível
sentido e exemplificações do mesmo, tendo como referência situações cotidianas.
Exemplos de provérbios para compor a
atividade:Quem tudo quer, tudo perde.
É melhor prevenir do que remediar.
Cada macaco no seu galho.
Quem ri por último ri melhor.
Um homem prevenido vale por dois.
Gato escaldado tem medo de água fria.
Quem tem pressa come cru.
Nada como um dia após o outro.
Antes tarde do que nunca.
Em boca fechada não entra mosca.
Não adianta chorar sobre o leite derramado.
As aparências enganam.
De grão em grão, a galinha enche o papo.
A união faz a força.
Aqui se faz, aqui se paga.
Os últimos serão os primeiros.
Uma andorinha só não faz verão.
Após o diálogo das duplas, será proposto
que cada uma leia o provérbio para toda a turma e apresente as suas reflexões
sobre o mesmo.
Atividade 2: aproximadamente 50 minutos.
Com a
turma ainda organizada em duplas e com o provérbio anteriormente trabalhado em
mãos, solicitar-se-á que construam um cartaz em que na parte superior da
cartolina esteja o provérbio e na parte de baixo o sentido e os exemplos de
acontecimentos que envolvam o provérbio.
Após todos terminarem, será solicitado que
apresentem para a turma o trabalho e afixem o cartaz no mural da escola para
que toda a comunidade escolar possa conhecer os provérbios e os sentidos
atribuídos pela turma.
Logo após, a turma será organizada em grupos de
quatro ou cinco alunos para criar os antiprovérbios a partir
dos provérbios trabalhados.
Exemplo:Devagar não se vai a lugar nenhum.
Quem espera nunca alcança.
Os provérbios serão distribuídos para cada grupo, a fim de que criem o antiprovérbio.
Após todos terminarem, construir-se-á um painel
contendo o registro escrito do provérbio e em seguida do antiprovérbio,
o
qual será afixado no mural da sala de aula para que todos
possam conhecer e aprender mais sobre os provérbios.
Atividade 3: aproximadamente 50 minutos.
Nessa aula, a turma será organizada para ouvir uma
história. Para isso, será que os alunos acessem no laptop Classmate o programa
Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet
> Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo:

Fonte:http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm
Em seguida, ler-se-á a fábula “O Leão e o Ratinho” com a turma. Nesse
momento, descobrir-se-á o que os alunos sabem sobre fábulas e as suas
características. Possibilitando um diálogo sobre o que cada aluno compreendeu
do texto online e o que entendeu da moral da fábula.
Depois, propor-se-á à turma que escolha entre os provérbios
abaixo, aquele que poderia substituir a moral da história e resguardar o
sentido do texto.
De grão em grão, a galinha enche o papo.Os últimos serão os primeiros.
Quem ri por último ri melhor.
O bem se paga com o bem.
Cada macaco no seu galho.
Depois que cada aluno expressar a sua opinião, será mostrado à turma a importância da amizade.
Logo após, solicitar-se-á que os alunos acessem
no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do
caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio
sugerido abaixo, para que assistam ao vídeo da fábula “A lebre e a tartaruga”.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SxtYjotCLl0
Após assistirem ao vídeo, dialogar-se-á com a
turma sobre a compreensão da moral da fábula. Nesse momento, propor-se-á que os
alunos façam uma relação com outros provérbios e que tentem descobrir um
provérbio que melhor substitua a moral da história e que permita manter o
sentido da fábula. Um possível provérbio escolhido poderá ser: Devagar se
vai ao longe.
Atividade 4: aproximadamente 50 minutos.
Nesta atividade, os alunos serão organizados em
duplas para que possam jogar online e descobrirem mais sobre os provérbios.
Para isso, solicitar-se-á que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla
Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet
> Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para que possam jogar online e
descobrirem o sentido de vários provérbios.
No jogo a seguir os alunos terão como desafio
selecionar três afirmações, relacionadas ao sentido do provérbio, que são
verdadeiras. Sendo que apenas uma alternativa é falsa.

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/exercicios/index.html

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/exercicios/proverbio/03.html
Na atividade abaixo, os alunos poderão completar
o jogo “Palavras Cruzadas”, incluindo a palavra que falta para compor a frase
de cada provérbio.

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/index.html
Após jogarem, os alunos irão utilizar o laptop
Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da
área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de
texto, para registrarem cada um dos provérbios abaixo:
É melhor prevenir do que remediar.Cada macaco no seu galho.
Quem ri por último ri melhor.
Um homem prevenido vale por dois.
Gato escaldado tem medo de água fria.
Quem tem pressa come cru.
Nada como um dia após o outro.
Em seguida, explicar-se-á aos alunos, que
deverão buscar imagens no sítio www.google.com.br que ilustrem cada provérbio acima.
Os alunos deverão copiar e colar a imagem logo abaixo de cada provérbio.
Depois, digitarão abaixo da imagem o sentido que o provérbio tem para eles.
Quando todos terminarem a atividade,
possibilitar-se-á um momento de troca em que cada aluno possa apresentar à
turma, utilizando o data show, a sua produção e explicar os motivos que o
levaram a escolher cada imagem e o sentido para o provérbio.
Recursos Complementares
Para conhecer outros provérbios, acesse o sítio:http://pensador.uol.com.br/proverbio_chines_de_sabedoria/
Avaliação
A avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. É importante perceber o envolvimento de cada aluno com a temática, percebendo as dúvidas e as facilidades na aprendizagem.
Autora Luciana Soares Muniz
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