segunda-feira, 25 de junho de 2012


Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas



     A utilização das mídias na escola, apesar de estarmos inseridos num contexto cultural dominado por um número muito grande de elementos tecnológicos, ainda é muito limitada. Pois, em se tratando de usos com fins pedagógicos, percebe-se que há, não somente uma dificuldade de manuseio por parte dos professores, bem como um quantitativo limitado de máquinas, o que produz dificuldades  para o planejamento dos professores e,  também, a exclusão dos alunos quanto ao manuseio e domínio das novas mídias.
     Assim, em se tratando do uso das mídias, temos visto que, principalmente no que diz respeito ao computador, elemento midiático mais presente na escola, há um domínio quanto ao manuseio, bem peculiar aos alunos, uma vez que eles não se limitam ao espaço escolar para buscar alternativas de usos, no entanto, não se percebe tal ocorrência na prática de boa parte dos professores, tendo em vista que, uma grande maioria apresenta muita dificuldade na exploração dos vários recursos oferecidos por esse elemento midiático. Desta forma, temos visto nas escolas que as ações voltadas para um uso pedagógico do computador ainda estão aquém das reais necessidades da clientela escolar.
     Como exemplo do que afirmamos, citamos o trabalho desenvolvido com os professores da U.E. Joca Costa, na cidade de Dianópolis-TO, sobre o uso do Excel, a fim de se planejar atividades matemáticas para ser desenvolvidas com os alunos. Nessa atividade, apresentaram muitas dificuldades, pois não conheciam o programa e nunca tiveram uma capacitação quanto ao uso dessa ferramenta. Assim, a dificuldade não foi só quanto ao manuseio do Excel, mas também em como planejar atividades associando o planejamento de conteúdos e atividades para os alunos às várias opções de manuseio do programa.
     Assim, para que, de fato, alcancemos a eficiência no que concerne aos mais variados usos das mídias, faz-se necessário que, além de se equipar as escolas, também se capacite os professores, para que, haja uma interação do professor e dos alunos com as mídias, num caráter essencialmente pedagógico.
    

Antônio José.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário