Conhecendo Objetos multimídia
O vídeo COIEDA de Takagi Masakatsu e o
trabalho do professor Lucas com o bloco “O PASSO”, chamam à nossa atenção, pois
apresentam possibilidades variadas na construção da aprendizagem por meio de um
uso dinâmico das tecnologias, como é o caso do primeiro vídeo, e também por
meio do próprio corpo, como é o caso do segundo, em que se trabalha a
musicalidade, a sincronia de movimentos e a harmonia interativa entre os
elementos do grupo.
Contudo, todos os vídeos nos mostram que o
trabalho com as mídias vai além das possibilidades previsíveis, uma vez que, em
se tratando de criatividade, não há limites para a criação e exploração dos
elementos de multimídia como auxílios eficientes no processo do ensino e da
aprendizagem, considerando a extrapolação como instrumento de descobertas de
novos caminhos para a ampliação e solidificação do conhecimento. Salientando
que, as novas aprendizagens são possíveis através da concretização e do domínio
dos conceitos básicos das novas tecnologias, algo bem peculiar àqueles que
familiarizados com as mídias, inquietam-se na busca pelo desconhecido, mas
plausível, na perspectiva da exploração/criação.
Desta forma, acredito que a importância do
uso das novas tecnologias na escola, ultrapassa a mera possibilidade do auxílio
ao currículo previamente estabelecido, oferecendo aos professores e aos alunos
uma ampla possibilidade de descobertas e inovações, como elementos fomentadores
de novos conhecimentos.
Antônio
José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário