(sugestão de Projeto) O cinema na sala de aula
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivos
-
Investigar os diferentes gêneros cinematográficos;
-
Pesquisar sobre as experiências com cinema na educação;
- Discutir
a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não
somente de entretenimento.
Duração das atividades
20 aulas
de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Os alunos
irão conhecer os diferentes gêneros de filmes: drama, terror, ficção
científica, romance, comédia, comédia romântica, aventura, policial, etc.
Estratégias e recursos da aula
Aulas 1 e
2: introduzindo a temática do cinema
Explicar
aos alunos que irão realizar uma pesquisa sobre as experiências
com cinema na educação e dialogar sobre a sua
utilização como ferramenta pedagógica e não somente de
entretenimento. Participarão também deste projeto os professores de
História, Sociologia e Artes.
Para a
motivação dos alunos sobre a temática, apresente o filme:
Título:
Tapete Vermelho
Duração:
1h40min

Este
filme apresenta a história de uma família que vai ao cinema pela primeira vez.
Antes de
passar o filme, peça aos alunos que imaginem quem nunca foi ao cinema, como
seria a reação, como seriam as expectativas. Peça que observem a relação dos
personagens com o cinema.
Na
sequência, trabalhe as preferências dos alunos sobre cinema. Investigue com os
alunos as questões abaixo pedindo que respondam individualmente:
1. Quais
os gêneros favoritos;
2. Quais
filmes favoritos;
3. Com
que frequência vão ao cinema;
4. Qual
livro gostariam que fosse transformado em filme.
Peça que
construam um texto com estas questões e postem no Google Docs.
1. Os
grupos precisam criar uma conta de e-mail no Gmail;
2. Em
seguida, um dos grupos criará o Google Docs e fará a inclusão de cada e-mail
dos outros grupos;
3. Os
grupos, sendo aceitos os e-mails, irão receber a confirmação e a partir de
então iniciarão a postagem do texto;
4. Este
texto pode ser modificado a qualquer tempo. Ao ser digitado, automaticamente o
texto será salvo neste documento.
Os alunos
acessarão o site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88,
e clicam em "Google Docs - Vídeo Aula". (Acesso em 15.04.12). Esta
ferramenta permite que os alunos façam a construção de texto compartilhada.
Todos podem acessar e modificar o texto. Este material pode ser usado para
futuras pesquisas.
FASE
PREPARATÓRIA PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA
Paralelo
às aulas, os professores das disciplinas envolvidas: História, Sociologia e Artes assistirão a um
programa da TV Escola antes de iniciarem o Projeto de Pesquisa.
Acessando o site:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729,
acesso em 15.04.12. Este link remete a um debate intitulado: "Cinema e
educação: um espaço em aberto". Duração: 50min.
Os
professores dialogarão a respeito do programa assistido e das possibilidades de
trabalho interdisciplinar sobre a utilização do cinema na educação.
1. Os
professores envolvidos neste projeto irão sincronizar um horário para que
possam se encontrar e planejar a pesquisa ou utilizar o horário do planejamento
ou reunião para tal;
2. Cada
professor verificará a possibilidade de inserção da temática do cinema em sua
disciplina, no seu planejamento;
3.
Abaixo, seguem as sugestões, para cada disciplina, que podem ser inseridas no
planejamento do professor.
Aulas 3 a
9:
Nesta
fasel da pesquisa, os professores farão um trabalho conjunto com a turma
explorando a temática e problematizando-a conforme segue abaixo:
1. Cada
disciplina apresentará um material para ser trabalhado em sala;
2. A
instrução para o trabalho com os diferentes materiais segue abaixo;
3. Todos
os registros servirão de fundamentação para a pesquisa.
Língua
Portuguesa:
Apresentará
um texto sobre a arte cinematográfica: http://www.brasilescola.com/artes/cinema.htm,
acesso em 15.04.12. Neste texto, os alunos encontrarão informações sobre a
invenção do equipamento cinematógrafo e o surgimento do cinema. A leitura deste
texto será feita em grupos de 6 a 8 alunos que irão dialogar enquanto fazem o
exercício.
História:
Apresentará
o texto sobre a História do cinema no Brasil: http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-692-,00.html,
clicar em "Artes". Acesso em 15.04.12. Professor trabalhe os links
progressivamente. Cada link apresenta uma parte da história do cinema no
Brasil.
1. Os
alunos, divididos em grupos, irão ler o texto gradativamente, uma vez que ele
se encontra em partes. Ao longo da leitura, acompanhe os alunos em suas dúvidas
e comentários.
Arte:
Os alunos
irão acessar sites sobre cinema e analisar as críticas com atenção à
fotografia, arte, composição, iluminação. Para esta análise, os alunos irão
acessar filmes a que já assistiram e atentar para o que os críticos escreveram
sobre tais filmes com relação aos aspectos técnicos. Terminada esta análise, as
impressões dos alunos podem ser registradas no Google Docs construído
anteriormente.
Sugestões
de sites:
http://cinema.uol.com.br/,
acesso em 15.04.12.
http://www.adorocinema.com/,
acesso em 15.04.12.
http://adorocinemablog.blogspot.com.br/, acesso
em 15.04.12.
Sociologia:
O
professor irá trabalhar a Sociedade Brasileira, sua evolução e como o cinema
tem representado nossa sociedade ao longo dos anos.
Será
solicitado aos alunos que prestem atenção ao retrato que o cinema faz da
sociedade brasileira e seus problemas. Solicitar-se-á também que analisem se há
uma fidelidade à realidade da sociedade nas duas épocas. Para este trabalho, é
importante o trabalho dos professores de História e Sociologia para
contextualização das épocas. Os seguintes filmes serão trabalhados:
1º filme:
Título:
Vidas Secas
Duração:
103min

2º
filme:
Título:
Central do Brasil
Duração:
112min

Terminada
essa primeira fase, os professores de História e Sociologia irão mediar o
diálogo com o aluno e problematizar a questão do cinema na sala de aula. Para
isto, perguntar-se-á aos alunos o seguinte:
O cinema
pode ser uma ferramenta efetiva na educação?
Construir
com os alunos as seguintes hipóteses:
Hipótese
1: os professores utilizam o cinema somente como meio recreativo;
Hipótese
2: os professores utilizam somente filmes comerciais;
Hipótese
3: os professores utilizam o cinema para apresentação do conteúdo.
Levantadas
as hipóteses, os alunos passarão à pesquisa sobre o cinema.
Aulas 10
e 11: o instrumental e a pesquisa
1. O
professor trabalhará com toda a turma nesta fase;
2. Faça a
construção do instrumental juntamente com os alunos ouvindo suas sugestões;
3. Este
instrumental será utilizado com os professores de toda a escola que já
trabalharam com cinema em sala de aula;
4.
Elabore, junto com a turma, um convite para os professores participarem desta
pesquisa, com informações sobre o projeto e seus objetivos, falando sobre a importância dos dados.
- Sugestão do instrumental para a entrevista:
Você
usa o cinema com que frequência?
|
Quais
os tipos de filme utiliza em sala de aula?
|
Qual o
objetivo de se usar o cinema em sala de aula?
|
Você
utiliza recursos auxiliares no trabalho com o cinema (textos, críticas de
cinema, jornais)?
|
|
Professor
1
|
||||
Professor
2
|
||||
Professor
3
|
||||
Professor
4
|
||||
Professor
5
|
5. De
posse dos dados da pesquisa, os alunos irão organizá-los e fazer a análise
destes a partir do referencial construído com eles até esta fase da pesquisa,
tirando suas conclusões.
6.
Terminadas estas atividades, os alunos irão construir um texto para divulgação
entre os grupos em um blog criado por eles, alimentado-o progressivamente no
dia a dia. Os alunos divulgarão o blog na escola para acesso de toda a
comunidade escolar.
Aulas
12 a 20: para além da pesquisa
1. Após
os alunos divulgarem os resultados da pesquisa, estes terão subsídios para
trabalharem o cinema na escola num processo de transposição dos conhecimentos
adquiridos;
2. Seguem
abaixo sugestões de atividades para vários momentos de trabalho;
3. O
objetivo é consolidar as discussões que ocorrerão durante a pesquisa bem como
trabalhar a partir dos resultados alcançados com ela;
4. Siga
as instruções das sugestões abaixo.
1º
momento
Vamos
brincar de histórias em quadrinhos com roteiro, edição e outros recursos?
1. O
professor pedirá que os alunos acessem o seguinte site:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx,
acesso em 15.04.12.
2. Neste
site, há instruções completas sobre a criação de histórias em quadrinhos;
2º
momento
1. Os
alunos irão montar uma Mostra de Curtas produzidos por eles na escola;
2. Para
isto, precisarão utilizar recursos de filmagem como os laptops, celulares,
ipods ou câmera filmadora;
3. Este
trabalho pode ser orientado pelos professores de diferentes áreas ou orientado
em parcerias;
4. Em
suas aulas os professores trabalharão da seguinte forma:
Língua
Portuguesa:
O
professor desta disciplina irá trabalhar com os alunos a construção do enredo
da história. A definição da trama, o desfecho.
Artes:
O
professor irá trabalhar a questão visual, a montagem do cenário, a análise da
luz, composição.
História:
O
professor ajudará os alunos com a contextualização da trama. Apresentará aos
alunos a construção de um documentário, trabalhando esse gênero, além de
contextualizar historicamente os demais gêneros cinematográficos.
1. Os
alunos serão distribuídos em grupos;
2. Os
grupos escolherão uma temática e gênero: reportagem, documentário, ficção, etc;
3. Os
grupos elaborarão o roteiro para o trabalho;
4. O
cenário será definido e em seguida passar-se-á à filmagem;
5.
Terminada a filmagem, os alunos montarão a Mostra de Curtas;
6. Definir-se-á
o local da escola para que ela aconteça bem como o dia e horário;
7. Far-se-á
um folder com informações da Mostra de Curtas para divulgação na escola e na
comunidade;
8. Cada
grupo irá mostrar seu trabalho para a comunidade escolar, utilizando-se
datashow ou aparelho de DVD e TV.
Para além
da Mostra de Curtas os alunos, se possível, postarão no Youtube.
Site com
instruções de postagem de vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=M5LvyDeT0Pg,
acesso em 15.04.12.
Recursos Complementares
Sugestão
de dissertação para o professor:
A
dissertação intitulada: Salas, celas, sinas e cenas discute a utilização do
cinema como instrumento de aprendizagem. A pesquisa foi feita com turmas de
alfabetização e ensino médio de uma escola prisional.
http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3775,
acesso em 15.04.12.
Sugestão
de livro para o professor:
COMO USAR
O CINEMA NA SALA DE AULA
Autor: Marcos Napolitano
Assunto: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coleção: COMO USAR
Autor: Marcos Napolitano
Assunto: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coleção: COMO USAR

Sugestão
de link para o professor:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729,
acesso em 15.04.12. Este link remete a um debate intitulado: "Cinema e
educação: um espaço em aberto". Duração: 50min.
Avaliação
Será
avaliada a qualidade estética e visual do trabalho apresentado pelos alunos.
Avaliar-se-á como os alunos fizeram as associações da temática entre as disciplinas
e o quanto conseguiram escrever suas críticas e textos a partir das referências
teóricas que lhes foram apresentadas. Avaliar-se-á também o quanto conseguiram
transpor os conhecimentos adquiridos com a pesquisa na prática quando
participam da Mostra de curtas. Os alunos poderão utilizar o recurso do
Google Docs para trocarem ideias sobre a experiência que viveram, ou, utilizar
a Teleconferência (sugire-se a sala de chat para esse debate). O site a seguir
dá instruções sobre a Teleconferência: http://www.novonarede.com.br/blog/index.php/2011/08/teleconferencia/,
acesso em 20.04.12.
Referência
Referência
O cinema na educação - Projeto de pesquisa - Klênio Antônio Sousa UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia
Elizabet Rezende de Faria- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40611
Nenhum comentário:
Postar um comentário