terça-feira, 26 de junho de 2012


Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Da animação para a HQ: atividade de retextualização
 Língua Portuguesa
Objetivos
- Explorar recursos gráficos e linguísticos para se expressar;
- Retextualizar desenho animado para história em quadrinhos;
- Utilizar diferentes tipos de balão para construir uma HQ.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados
- Noções de interjeição e onomatopeia.
Estratégias e recursos
Atividade 1 - Filme de animação: Amigão Zão, de Andrés Lieban
Descrição: 3
 Alunos organizados em duplas.
O professor  solicitará aos alunos que, por meio de seus laptops, assistam atentamente ao filme de animação brasileiro intitulado Amigão Zão, de Andrés Lieban . O filme tem duração de 1 minuto e está disponível no site Curta na Escola: <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5937>. Para não sobrecarregar a rede, apenas 1 aluno por dupla acessará a internet para a exibição do filme.
Orientar-se-á aos alunos  a ficarem atentos(a) aos detalhes e à sequência dos fatos e a fazerem anotações de aspectos como personagens, suas ações, seus pensamentos e sentimentos, os lugares - entre outros. Como trata-se de um filme pleno de significação, mas rápido, eles poderão assistir várias vezes, sem prejuízo das demais atividades.  
Atividade 2 – O que é Preciso para se criar uma HQ?
Alunos organizados em duplas.
O professor  solicitará aos alunos, como atividade de preparação para a produção de HQ,  que pesquisem tipos de balão, interjeições e onomatopeias, que são características marcantes da HQ, nos sites abaixo indicados.
- Tipos de balões usados na HQ:
- Onomatopeias:
- Interjeições:
Durante a pesquisa, eles deverão fazer anotações de exemplos, os quais serão úteis para a realização da próxima atividade.

Atividade 3 - Da animação para a HQ
Alunos em círculo.
O professor organizará  a turma em um grande círculo. A atividade é individual, mas a realização é coletiva, com a participação dos vizinhos de carteira na troca de ideias e de materiais. É fundamental que o professor também disponibilize materiais para todos que deles necessitarem: lápis preto, borracha, régua, lápis de cor, canetinha.
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE HQ.
a) A HQ deverá ter, no mínimo, 15 quadrinhos e, no máximo, 20. Lembre-se: cada quadrinho corresponde a uma cena que tem significado próprio.
b) A HQ deverá explorar, principalmente, os efeitos criados pelo uso das seguintes pontuações: ponto de exclamação; ponto de interrogação; vírgula; reticências. As diferentes pontuações contribuirão para exprimir os mais diversos sentimentos.
c) A HQ deverá utilizar até 3 onomatopeias conhecidas.
d) A HQ deverá utilizar, pelo menos, 2 onomatopeias criadas por você.
e) Cada quadrinho deve ter, aproximadamente, entre 3 e 6 centímetros.
f) A HQ deve apresentar, pelo menos, 3 tipos de balões.   
g) Dar-se-á título para a HQ diferente daquele usado para a animação.
h) Utilizar-se-á recursos gráficos para dar movimento aos corpos das personagens.
i) LEMBRE-SE: A linguagem verbal na HQ é rápida e econômica. Poucas palavras devem ser utilizadas, mas sempre de modo que o leitor possa compreender o sentido do texto. Escreva as falas das personagens respeitando essa característica da HQ.
j) A HQ deverá utilizar, pelo menos, 3 interjeições diferentes.
k) A HQ deverá ter, pelo menos, 2 legendas não repetidas.
l) USE LETRA DE FORMA MAIÚSCULA, que é uma característica importante da HQ.
m) Para entregar o trabalho, o aluno deverá montá-lo como se fosse um pequeno gibi, dobrando no meio uma folha de papel A4 (ou com medidas próximas). Fazer uma capa, contendo o título de sua HQ. Informar ainda o nome como autor(a), nome da disciplina e da professora, ano de ensino e turma, nome da instituição de ensino, local e data.
 Atividade 4 - Conhecendo a produção do colega.
O professor deverá  socializar a produção das histórias em quadrinhos, levando um aparelho de som para a sala e colocando uma música para tocar. Deve combinar com os alunos que, a cada pausa na música, eles devem trocar suas produções. Para não tumultuar, eles deverão seguir trocando em sentido horário.  
Recursos Complementares
  No site Brasil Escola, do Ministério da Educação, assista ao programa Salto para o Futuro - Série História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem.
Avaliação
Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolher as HQ e fazer a correção obervando atentamente o cumprimento das orientações. Conforme cada caso, fazer anotações indicando aos alunos quais orientações não foram seguidas. No ato da devolução do trabalho, indagar a cada um os motivos pelos quais determinadas orientações não foram seguidas. Se necessário, aplicar atividades complementares para tentar sanar as dúvidas restantes.


Referência

UCA - Da animação para a HQ: atividade de retextualização- Neli Edite dos Santos -UBERLANDIA - MG EM PROF EURICO SILVA-Aparecida Clemilda Porto.portaldoprofessor.mec.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário